terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Principais Desafios na Implementação da Estratégia

Definimos uma estratégia adequada para o negócio e precisamos agora ir até lá. Só que nem sempre conseguimos chegar aonde tínhamos inicialmente planejado- e as vezes até nem conseguimos sair do ponto de partida...
Seja para implementar uma estratégia comercial, operacional e/ou financeira,existem uma série de questões que aumentam a complexidade da implementação e que, se não corretamente endereçadas e em tempo, podem minar a implantação da estratégia desejada.
Em primeiro lugar, toda estratégia geralmente desdobra-se em uma multiplicidade de projetos, gerando um alto nível de complexidade na gestão do programa (i.e. conjunto de projetos) – ex.: existem responsáveis, processos, metodologias e até filosofias diferentes de implementação dos projetos na própria organização.
Em segundo lugar, as interdependências entre as diferentes iniciativas nem são sempre corretamente endereçadas, dilatando os prazos de execução – ex.: atrasos nas entregas nos projetos de especificações dos novos produtos acabam atrasando os projetos de definição do novo processo de produção e de compra de maquinarias.
Em terceiro lugar, uma vez que começam a serem implementados, projetos críticos não são liderados nem acompanhados corretamente para assegurar o alinhamento estratégico das entregas com o escopo inicial definido – ex.: devido a mudanças no contexto, alguns projetos sofrem ajustes que não são comunicados nem validados com a direção do negócio, impactando nos resultados e/ou no escopo da estratégia inicialmente projetados.
Em quarto lugar, projetos longos acabam tendo prazos que não se correspondem com os ciclos dos executivos que estão liderando os esforços - isto acontece muitas vezes em empresas com culturas mais agressivas de progressão de carreira e/ou com grande foco nos resultados de curto prazo.
Por último, há falta de integração dos mecanismos e ferramentas de acompanhamento dos projetos com a cultura organizacional - ex.: em organização sem cultura nenhuma de reuniões entre as equipes são colocadas reuniões a cada 2 dias para avaliar os avanços da implementação.
As primeiras três questões, que são mais de gestão da execuçãoaparecem em quase toda implementação de estratégia. É quase impossível fugir da complexidade da gestão da multiplicidade de projetos, dos conflitos das interdependências entre as diferentes frentes de trabalho, e dos problemas de liderança e acompanhamento dos projetos mais críticos. Em maior ou menor medida, estas questões vão aparecer na implementação da estratégia com certeza.
Já no caso das questões do ciclo dos executivos que lideram a implementação ou da integração com a cultura organizacional, que são mais questões culturais, podem ou não aparecer dependendo de cada organização.
E na sua organização... quais os principais desafios de execução da estratégia que você tem experimentado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário